Apesar de se confundirem na aparência, mármores e granitos têm usos distintos, em função de composição diferente e características próprias.
Passo 1
O que fazer: O granito é uma rocha magmática formada de quartzo, feldspato e mica, com dureza acima de 6 na escala Mohs.
Passo 2
O que fazer: Mármore é a designação dada a qualquer rocha carbonática de origem sedimentar ou metamórfica, composta de calcita ou dolomita, com dureza 3 (mais macia). Portanto, é menos resistente a riscos que o granito.
Passo 3
O que fazer: Outro fator que limita o uso do mármore é o carbonato presente em sua constituição. Trata-se de uma substância que reage com ácidos, mudando de cor.
Passo 4
O que fazer: Tanto o granito como o mármore podem ter acabamentos lisos ou ásperos, dependendo do uso pretendido.
Passo 5
O que fazer: Na limpeza da obra, não se deve aplicar nenhum tipo de removedor químico, para não causar manchas na pedra.
Passo 6
O que fazer: O granito recém-assentado deve ser limpo com palha de aço fina e, depois, varrido. Para o mármore, usar apenas espátula e vassoura de pêlo. Em ambos os casos, recomenda-se proteger a superfície com plástico bolha até o final da construção.
Passo 7
O que fazer: Na limpeza, deve-se utilizar apenas pano úmido e, se necessário, detergente neutro incolor
Passo 8
O que fazer: Qualquer substância colorida derramada acidentalmente sobre a pedra deve ser imediatamente enxugada com pano absorvente.
Passo 9
O que fazer : Ao pesquisar preços, deve-se considerar que a mesma pedra pode ser chamada de vários nomes. Por esse motivo, leve um exemplar de amostra para comparar preços e colorações.