O que fazer: Com uma boa limpeza, o terreno ficará preparado para a chegada das máquinas e do pessoal da obra.
Passo 2
O que fazer: Na fase de marcação da casa, tomando por base o projeto, constrói-se um gabarito, em madeira, que vai definir o espaço a ser ocupado pela residência em si. Ele definirá uma área em torno da casa, que vai orientar os trabalhadores com relação ao local onde será preparada a fundação.
Passo 3
O que fazer: Inicie a abertura das valetas (veja as medidas no projeto). A fundação de uma casa pode ser feita de diversas formas: manual, mecânica, utilizando estacas, etc. A necessidade será definida pela sondagem e pelo projeto estrutural.
Passo 4
O que fazer: Na execução das fundações, o fundo de valas e buracos de sapatas devem ser sempre socados e nivelados.
Passo 5
O que fazer: Depois, devem receber uma camada de brita 2 para que a ferragem seja depositada. Entre a brita 2 e a ferragem devem ser colocados espaçadores plásticos.
Passo 6
O que fazer: Desta forma, o concreto lançado ocupará este espaço entre a ferragem e o solo, evitando o contato desta com a umidade e, conseqüentemente, sua oxidação.
Passo 7
O que fazer: Aguarde no mínimo 28 dias a secagem do concreto das fundações. Após esse período, você poderá iniciar os serviços de erguimento das paredes.